Bioética e Aspectos Legais da Profissão

Caracterização da Bioética como uma Ética Inserida na Prática. Contextualização do exercício profissional, para entender a natureza dos problemas, planejando uma linha de conduta responsável. Estudo das inter-relações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito. Reflexão sobre os aspectos éticos envolvidos nas questões relativas a privacidade e a pesquisa com seres humanos. 

Apresentação da disciplina 
– Apresentação da disciplina (Ementa, objetivos, conteúdo, estratégias de ensino e avaliação). – Fundamentos da conduta profissional: conceitos de moral, valor, ética . A ética e os aspectos do Ser Humano. – Estabelecer relações dos conceitos com a prática da enfermagem e atuação do enfermeiro.

Bioética 
– Bioética e o Cuidado em Enfermagem: autonomia, beneficiência, não maleficiência, justiça. – Bioética: origem e desenvolvimento de uma nova disciplina. – Conceito e princípios fundamentais da Bioética;

Bioética e Saúde 
Fatores que interferem na saúde da população; – Temas de éticos e questões legais: aborto, eutanásia, transplantes de órgãos, clonagem, células tronco, a morte e o morrer, pesquisas envolvendo seres humanos, Politica Nacional de Humanização, Humanização em enfermagem.

Lei Orgânica 
– Sistema Único de Saúde. – Direitos do paciente.

Resolução de Dilemas Éticos 
Formação e Principais funções dos: – Comitê de Ética Hospitalar. – Comissão de Ética e Pesquisa. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Código de Ética e o Exercício da Enfermagem 
– Entidades de Classe : ABEn, COFEN, Sindicato dos Enfermeiros (REVISÃO). – Código de Ética dos profissionais de Enfermagem – COFEN. – Direitos, responsabilidades, deveres, proibições, infrações e penalidades. – Responsabilidade Legal do Enfermeiro. – Responsabilidade Civil do Enfermeiro.

 

%d blogueiros gostam disto: